Tive o prazer de entrevistar, no agora já distante Novembro de 2012, pela primeira vez o Baixista/Vocalista Batista, da banda Antidemon. E agora novamente tenho esse privilégio, justamente num momento especial para a banda, que estará realizando, no próximo dia 30 de Janeiro de 2016, o show comemorativo aos 22 anos de carreira, longevidade que poucas bandas de Metal possuem em nosso país. E esse evento, que será realizado no Manifesto Bar (SP), tem tudo para ser histórico, não somente para Batista, Juliana (Bateria) e Marcelo Soldado (Guitarra), mas para todos os presentes, que estarão vivendo um evento único. Confiram…
Vicente – Dia 30/01 a banda estará comemorando 22 anos de carreira, em um show especial no Manifesto Bar. Qual a expectativa para este evento tão especial para a Antidemon?
Batista – As expectativas são incríveis! Poder reunir pessoas que ao longo desses 22 anos estiveram apoiando esse trabalho por si só já é o máximo pra nós! Pessoas vindas de várias partes do País… Caravanas… Gente até de outros países se mobilizando, lutando pra juntar uma grana para pode vir. Isso tudo nos presenteia e nos fez desejar que esse dia chegasse logo. A outra situação que nos enche de expectativas é o fato de voltarmos a tocar na cidade de São Paulo depois de dois anos e pela primeira vez no Manifesto Bar.
Vicente – Fizemos uma entrevista em 2012. Após isso a banda já teve a oportunidade de tocar em vários países e regiões do Brasil. Como tem sido esses anos para a banda?
Batista – Sim! Muita coisa boa aconteceu. Agora completamos mais de trinta países visitados e de 2012 pra cá retornamos ao México pela quarta vez… Um tour incrível por Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica… Depois na América do Sul tivemos um incrível tour de 10 shows em 10 dias na Bolívia… Depois Chile, Argentina e Uruguai. E a em 2013 a nossa quinta tour pela Europa… Onde participamos de festivais e eventos incríveis, pela Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Itália onde além de Milão e Torino fomos pela primeira vez a Sicília onde nos apresentamos em Sta.Margherita di Belice e Castellammare del Golfo. Depois Espanha, Portugal e pela primeira vez em países como a Hungria e Sérvia e a distante e impressionante Rússia onde nos apresentamos em Moscou, Tver, Saint Petersburg onde tocamos no Soundstorm Fest, e ainda Novgorod, Ivanovo e Dmitrov. E em terras brasileiras fomos de norte a Sul de leste a oeste… onde dos 26 estados brasileiros só nos resta ainda um a ser visitado, que é o Alagoas.
Vicente – E vocês têm agora em sua formação o guitarrista Marcelo Soldado (ex-Korzus, Treta). Como tem sido tocar com o cara?
Batista – Desde agosto de 2012 o amigo Marcelo Soldado tem nos ajudado em muitos compromissos e sempre marcou nossas apresentações como sua incrível presença, carisma e muita habilidade. Nesses anos por levar a frente sua banda o “Coração de Herói”, nem sempre tem podido estar conosco, mas sempre que nos ajustamos em questão de datas ele tem completado o time e para nós é sempre uma alegria tocar com ele.
Vicente – A referida entrevista de 2012 trouxe a tona uma série de discussões, visto ainda ser difícil para alguns a ideia de uma banda cristã tocar música extrema. Após estes anos acredita que esse quadro mudou, ou tudo continua a ser da mesma forma de antes?
Batista – Realmente acho que isso sempre será assim. Muitos ainda tem se colocado contra nós sem antes tentarem nos conhecer e saber nossos reais propósitos. Mas já estamos acostumados e firmes que nada poderá nos fazer desistir. Muitos novos amigos foram conquistados na cena, independente de serem Cristãos ou não, curtirem Black Metal ou o que for e mesmo assim podermos ser amigos, parceiros e nos ajudarmos, dividirmos o palco e lutarmos juntos. É realmente muito bom quando podemos ser amigos, independente de ideologia, e isso têm acontecido. Afinal como sempre digo: A Música, seja o Heavy metal ou qualquer outro estilo de som, deve ser feita para expressar o que cada um tem dentro de si e o que fala mais alto em seus sentimentos. Seja amor ou ódio, cultura ou religião, politica ou natureza, Deus ou o Diabo. Cada um expresse o que mais sente. Então porque, sentindo com tanta força Deus presente em meu coração e sentimento não posso expressar isso através da minha música?
Vicente – Quais são os cinco discos que marcaram sua vida, o fazendo enveredar para o mundo da música?
The Crucified – The Crucified – 1989
Seventh Angel – The Torment – 1990
Mortification – Scrolls of the Megilloth – 1992
Calvário – Ixoye – 1993
Metanoia– In Darkness or in Ligth – 1995
Vicente – E, para finalizar, deixe um recado e um convite a todos que quiserem participar do grande show no Manifesto Bar.
Batista – Obrigado Vicente por mais uma vez nos apoiar e estar no front conosco…
Queremos convidar a todos para estarem no dia 30 de janeiro de 2016 para uma apresentação Histórica com o Antidemon. Os motivos são infindáveis para uma grande festa com todo o público que nos acompanha nessa saga a mais de duas décadas ininterruptas de muito trabalho e amor pelos nossos propósitos.
Chegou o dia de comemorar cada vitória alcançada, o tour bem sucedido por mais de 30 países e os acontecimentos incríveis que nos marcaram, relembrando juntos sons dos quatro álbuns lançados e já um prenúncio do que vem pela frente. Então dia 30-01-16 estamos te esperando no “Manifesto Bar” em uma noite única para todos que lá estiverem. Não haverá bandas de abertura, permitindo assim um “Set List” que certamente será memorável e violento ao mesmo tempo.
O Antidemon conta com a presença de tantos que pediram por essa festa e estiveram conosco batalhando nesses anos de estrada, e que foram e são muito importantes para que o Antidemon chegasse até aqui.
Dessa forma e com toda essa força o Antidemon quer marcar esse dia ao lado de todos que o apoiam e continuar escrevendo essa história, na certeza de mais décadas de vida pela frente.